sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A mulher moderna e a maternidade

     Pensar primeiramente na vida profissional traz benefícios não só nesta área como também econômicos. Entretanto, quando a mulher resolve se tornar mãe, surgem dúvidas e questões sobre esse momento novo na vida, e quando ela é solteira são ainda maiores os conflitos. Que tipos de incertezas afligem essa mulher tão independente? Como lidar nesse campo novo em que ela foi despreparada para lidar?
     A mulher moderna busca uma posição no mercado de trabalho e uma independência econômica, retardando a maternidade. Assim, na maioria das vezes quando decide ser mãe, essa mulher já está estruturada profissionalmente e na sua vida financeira, mas nem sempre na vida amorosa. Geralmente, são mulheres solteiras que decidem ser mães. Observa-se cada vez mais um crescimento no número de famílias monoparentais formada de mãe e filho. E como fazer? Como ter um filho sem ter um parceiro?

      A adoção é um método que pode ter uma demora devido ao processo judicial necessário. Além do tempo, pode ainda não satisfazer o desejo de gerar um filho. Daí a possibilidade da procura de um parceiro. Neste caso, a mulher então investe neste momento na sua vida amorosa procurando estabelecer vínculos mais profundos e duradouros. Pode até diminuir um pouco o seu ritmo, afinal ela já fez mais de um MBA e já é bem conhecida no mercado. Mas pode ser que não consiga ter sucesso nesse seu novo projeto e resolva ter mesmo uma reprodução independente, afinal na modernidade não é mal visto uma mulher criar um filho sozinha. Além disso, ainda há a possibilidade de uma inseminação artificial por doação de esperma. Assim, a mulher pode se tornar mãe quando desejar, não necessitando mais estar numa estrutura familiar tradicional ou numa relação a dois. E, em como em qualquer outra família, essa relação mãe e filho pode ser sadia e satisfatória. Caso haja algum tipo de problema, a ajuda de um profissional pode ser essencial como em qualquer outro arranjo familiar, e não somente porque trata-se de uma família monoparental formada por mãe e filho.
     Portanto, como nos demais casos, o mais importante é a tomada da decisão de ser mãe e um planejamento de como será o futuro desta nova família. A mulher moderna preparada para o mundo competitivo do mercado de trabalho, independentemente de sua maturidade pessoal e profissional, ao optar pela maternidade pode ter  dúvidas e questões como qualquer outra mãe - afinal, neste quesito ela é novata. Apesar da insegurança que pode surgir, todas essas questões são passíveis de serem resolvidas e, caso não, a ajuda de um profissional pode ser fundamental e bastante útil.