segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DILIVRA: Os cinco ingredientes para manter um relacionamento



Desejar manter um relacionamento feliz e perfeito é diferente de consegui-lo. É preciso saber lidar com os problemas do dia a dia, as diferenças pessoais e saber adequar projetos pessoais em parcerias conjugais. Não existe uma receita mágica de como lidar com essas questões, mas existem alguns ingredientes importantes que podem ajudar a manter um relacionamento satisfatório.

Quando um casal é formado, é importante ter em mente que são pessoas com vivências e valores diferentes, que podem em alguns momentos entrar em choque. Além de os cônjuges terem projetos pessoais, é importante eles serem adequados e transformados em projetos conjugais – afinal, a pessoa agora deve pensar não só como um indivíduo, mas sim como um casal. Dessa forma, o primeiro ingrediente é o diálogo. Sem este, não há como saber o que o parceiro pensa, o que deseja e nem o que quer. Grande parte dos problemas de relacionamento se dão por problemas de comunicação. Ou seja, esses casais não conversam, não dialogam, não expõem o que pensam. Crenças como “ele sabe o que eu quero” ou “é obvio que todo mundo quer isso” atrapalham a relação e impedem que a comunicação aconteça. Converse com o seu parceiro. Procure saber o que se passa com ele, e quando algo lhe perturbar não ache que “é óbvio que ele sabe que estou chateada” ou “é óbvio que todo mundo quando está chateado quer ficar sozinho” porque não passam de crenças. Grandes conflitos podem ser resolvidos com pequenas conversas.
Outro ingrediente importante é a libido sexual. Vive-se num momento em que o sexo é valorizado nas relações amorosas e a mulher busca a sua satisfação sexual. Se não há um equilíbrio com relação ao apetite sexual, pode haver problemas - mas nada que não possa ser resolvido com uma conversa e, consequentemente, alguns ajustes.
Valores fazem parte de um outro ingrediente não menos importante. Dificilmente um casal vai ter uma vida satisfatória com valores muito diferentes. Basta pensar na criação de um filho. Um casal precisa de um mínimo de compatibilidade de valores para conseguir criar um filho, caso contrário, o conflito será certo e constante. Além de ser extremamente confuso para a criança saber qual dos pais está correto em sua orientação. Mesmo havendo sempre conversa, é difícil mudar valores muito distintos entre si, pois estão diretamente relacionados com a formação pessoal de cada um. Este ingrediente está muito relacionado com o próximo componente para um relacionamento saisfatório, pois não há como se ter valores minimamente diferentes se não houver respeito.
 Respeito é necessário não somente nas relações amorosas, mas em qualquer tipo de relacionamento humano. Respeitar os direitos, pensamentos e desejos alheios. No caso de um relacionamento a dois, respeito à individualidade do outro, ao espaço e a sua privacidade. Ninguém é dono de ninguém e a confiança é necessária neste tipo de relacionamento. Caso não exista confiança, por que estar ao lado de uma pessoa em que é necessário estar seguindo-a para todos os cantos e procurando alguma coisa em seus telefones e computadores? Que tipo de relação é essa que está se configurando?
E por último, o amor. Esse ingrediente é o que une o casal, o sentimento que os motivou para a relação ocorrer. Aquele que faz parar o tempo, faz o friozinho na barriga. Porém, ele não é o único que mantem a relação em funcionamento, pois sem dialogo, libido, respeito e valores a relação dificilmente se dá de forma satisfatória.
Assim, sempre que o casal usar o minimo necessário da fórmula ensinada do DI(diálogo), LI(libido), V(valores), R(respeito) e A(amor) terá um relacionamento leve e satisfatário. Entretanto sempre lembrando que o Dilivra tem dosagem mínima, mas nunca máxima.